Atendimento Clínico

Psicoterapia Individual

Esta modalidade de tratamento consiste inicialmente na identificação das fragilidades e potencialidades psicológicas e contextuais do paciente. Com base nesta avaliação o terapeuta fará a indicação terapêutica centrada e personalizada no paciente.

Terapia Familiar e de Casal

A terapia familiar e de casal entende que as pessoas se organizam de acordo com os legados e aprendizagens provenientes de seu sistema familiar (pais, avós, bisavós), sendo assim as escolhas realizadas estão sistemicamente interligadas com a cultura familiar da família de origem. A terapia familiar e de casal é de intervenção breve.

Bibliografia: Groisman, M. (2006). Família é Deus: descubra como a família define quem você é. Rio de Janeiro: Núcleo-Pesquisas.

Psicoterapia em Grupo

O tratamento em grupo proporciona aos pacientes experiências únicas, tais como: compartilhar acerca dos problemas com outras pessoas que também vivenciam o mesmo conflito e aprender com os integrantes do grupo como eles enfrentaram situações similares. Além disso, o custo das sessões é acessível já que o investimento também é custeado por outros participantes.

Acompanhamento Terapêutico

O Acompanhamento Terapêutico integra a clínica e o cuidado ampliado do paciente em atendimentos extraconsultório, pois intervenções in loco podem ser fundamentais para resoluções de problemas, aquisições de habilidades e superação de obstáculos. Neste contexto, o psicoterapeuta participa ativamente no processo de tratamento e recuperação do paciente.

Supervisão Clínica

A partir da experiência de vida e clínica da psicoterapeuta a supervisão clínica é destinada para psicólogos e demais profissionais da saúde que estão com dificuldades no manejo clínico de pacientes ou que necessitam de outra visão a respeito de um fenômeno. O objetivo da supervisão é auxiliar o profissional a articular a teoria com a técnica e a pessoa do terapeuta.

Programa Integrativo de Promoção da Saúde

Este programa oferece abordagens terapêuticas de acordo com a necessidade do paciente. O problema-alvo é acompanhado por profissionais da saúde de áreas diferentes com objetivo de oferecer tratamento sistêmico para os problemas de saúde de alta prevalência, como dependência ao álcool, tabagismo, dependência a drogas de abuso, codependência e obesidade. A modalidade de tratamento é grupoterapia que poderá ser conduzida no consultório e ou em ambientes de trabalho.

Grupo para Redução de Peso

É difícil perder peso, ainda mais quando diversos pensamentos e comportamentos conduzem a não execução das mudanças de hábitos necessárias. Intervir diretamente no conjunto de pensamentos e comportamentos pode ser a chave para o processo de adesão a uma dieta saudável e, consequentemente, da redução de peso. Este acompanhamento é norteado pelo método de tratamento da Dra. Judith Beck.

O grupo ocorre num período de 6 meses: nos dois primeiros meses sessões semanais, terceiro mês sessões quinzenais e posteriormente mensais com duração de 1h. 30min. Além disso, é disponibilizado plantões de atendimento individual de forma presencial, por telefone ou via internet conforme a escolha do paciente. Este grupo conta também com a participação da nutricionista Ana Rossi.

Bibliografia: Beck, J. (2009). Pense Magro: a dieta definitiva de Beck. Porto Alegre: Artmed.